Bebé do centenário

Todos os bebés nascidos na Maternidade do Centro Hospitalar do Médio Tejo, em Abrantes, durante o ano do centenário da cidade de Abrantes – 2016, serão homenageados com a entrega de uma medalha em prata, desenhada pelo designer Miguel Palmeiro (autor da imagem do centenário), acompanhada de uma bolsa feita com retalhos, trabalho artesanal da abrantina Sara Gomes.

 
No dia 1 de janeiro, ao final da manhã, a Presidente da Câmara, Maria do Céu Albuquerque e o Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo, Carlos Andrade Costa, fizeram a entrega às famílias dos primeiros três bebés nascidos no novo ano: o Rafael (foi o 1º a nascer, à 01h30); a Matilde e o João Lucas. Seguiu-se a apresentação da iniciativa aos órgãos de comunicação social, no auditório da biblioteca da unidade de Abrantes.

 


 Ver vídeo

Abrantes: Centenário da cidade já tem imagem gráfica

Miguel Palmeiro, designer do Porto, foi o vencedor do concurso lançado pela autarquia para a criação do logótipo das comemorações do centenário da cidade, com um trabalho que se baseou nos alicerces do Castelo de Abrantes, remetendo para o passado, mas com os olhos postos no futuro. Sem conhecer muito bem Abrantes, Miguel Palmeiro aceitou o desafio lançado pela autarquia em Junho passado e, no seu escritório no Porto, desenvolveu aquela que é oficialmente a imagem de marca das comemorações dos 100 anos da elevação a cidade. “Passava por Abrantes bastantes vezes quando ia visitar os meus pais, parecia uma cidade morta e, de repente, parece ter ganho uma nova vida e achámos interessante perceber a realidade deste local”, referiu Miguel Palmeiro, na cerimónia de entrega do prémio, esta segunda-feira, dia 5, no Welcome Center, em Abrantes.

“Falar dos 100 anos de Abrantes para alguém que não conhecia esta cidade foi um grande desafio”, salientou o designer, apontando o trabalho de investigação e de estudo que esteve por detrás da criação desta marca.

“Procurámos em Abrantes algo que fosse icónico e chegámos ao Castelo. Deparámo-nos com uma imagem dos alicerces e a partir daí começámos a fazer diversos testes de logotipos a partir da ideia dos tijolos que se vão montando. Percebemos que podíamos criar uma identidade”, esclareceu o designer sobre o processo criativo.

 
Na sua proposta, criada em conjunto com a equipa do seu atelier, Miguel Palmeiro apresentou outras imagens iconográficas, associadas ao logotipo principal dos 100 Anos, mas que podem ser usadas em diferentes materiais e ocasiões no âmbito das comemorações do centenário. “Independentemente de não conhecer a cidade, conseguiu chegar a uma identidade onde todos os abrantinos se reveem”, afirmou Maria da Céu Albuquerque, presidente da Câmara Municipal de Abrantes.

“Não foi difícil chegarmos ao logotipo vencedor, houve aqui um trabalho de grande maturidade que nos agradou”, referiu a autarca. “O tijolo dá a ideia de continuidade, celebrando o passado mas alicerçado no futuro.”

Dos 28 trabalhos entregues no âmbito do concurso lançado pela autarquia a 14 de junho deste ano, foram selecionados cinco finalistas. O trabalho vencedor “foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Estratégico” das comemorações do centenário.

Apesar de não se encontrar previsto no regulamento do concurso, Maria do Céu Albuquerque salientou que vai submeter à aprovação da Câmara a atribuição de menções honrosas a dois trabalhos finalistas de jovens abrantinos. “Queremos dar a oportunidade a estes jovens para que possam engrandecer o seu currículo e que, ao mesmo tempo, estejam a contribuir para a história da cidade”, salientou. Originalidade, criatividade, legibilidade e boa visibilidade em ambientes digitais, boa capacidade de reprodução gráfica e aplicação a diferentes materiais foram os principais critérios tidos em conta na apreciação das propostas. O trabalho vencedor recebeu um prémio pecuniário no valor de mil euros.


In MedioTejo 5/10/2015


100 anos de cidade – concurso para criação da imagem gráfica de Abrantes

No âmbito das comemorações dos 100 anos de elevação de Abrantes a cidade, que se assinalam durante o ano de 2016, a Câmara Municipal promove um concurso para a criação da imagem gráfica – símbolo e logótipo representativo da iniciativa.

O objetivo é criar uma imagem que simbolize e evoque a história deste primeiro centenário da cidade e, simultaneamente, conferindo -lhe um caráter de modernidade, sob o lema genérico “O passado enquanto alicerce do futuro”.

 
Os critérios que serão tidos em conta na apreciação das propostas serão: originalidade, criatividade, legibilidade e boa visibilidade em ambientes digitais, boa capacidade de reprodução gráfica e aplicação a diferentes materiais.

À proposta vencedora será atribuído um prémio pecuniário líquido de 1 000,00€.

 

As propostas deverão ser entregues até ao dia 30 de julho de 2015, diretamente nos serviços municipais ou por correio com data não superior a 30 de julho de 2015.


In O Ribatejo 21 16/06/2015


Neste sítio são utilizados cookies de forma a melhorar o desenpenho e a experiência do utilizador. Ao navegar no nosso sítio estará a concordar com a sua utilização. Para saber mais sobre cookies, consulte a nossa politica de privacidade.